ABCOMM

  Associação Brasileira
de Comércio Eletrônico

A MACONARIA INGLESA NO BRASIL

A MACONARIA INGLESA NO BRASIL
 
Fabricante: Editora Madras
Modelo: A MACONARIA INGLESA NO BRASIL
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 35,00
Qtd:  
   - OU -   

Páginas: 248

Release:

Após a vinda da família real ao Brasil, em 1808, e a abertura dos portos por Dom João VI, foi grande o afluxo de cidadãos ingleses ao nosso país, formando numerosa comunidade, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo e depois em outras cidades. Operavam principalmente em empresas de navegação, luz, gás, telefonia, bondes, ferrovias, bancos, telégrafo, seguros, tecelagem, etc. Entre eles havia um grande número de maçons, que inicialmente participaram de Lojas do Grande Oriente do Brasil (GOB) para depois formarem suas próprias Lojas maçônicas em território brasileiro.
Essas Lojas de ingleses, trabalhando no idioma inglês, foram sendo denominadas e numeradas como Lojas do Rito de York, em virtude de outras Lojas que haviam sido fundadas no tempo do Grande Oriente dos Beneditinos. Em 1912, mediante um tratado entre o GOB e a Grande Loja da Inglaterra, elas foram agrupadas sob uma Grande Secretaria de Rito denominado “Grande Capítulo do Rito de York”, situação que durou até 1935, quando o GOB autorizou a formação aqui no Brasil de uma Grande Loja Distrital inglesa.
O convívio dos maçons ingleses com seus Irmãos brasileiros sempre foi intenso e de fortes laços de amizade, o que proporcionou a constituição de Corpos maçônicos de várias Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico sob a tutela do Grande Oriente do Brasil, entre eles o Supremo Grande Capítulo do Arco Real, a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil e de um Grande Priorado de Cavaleiros Templários, além de outros projetos em conjunto que estão em andamento.
Este livro aborda um dos aspectos da sociabilidade que a comunidade britânica desenvolveu no Brasil, deixando indeléveis marcas de suas contribuições culturais e sociais em nosso meio.

Autor:

Plínio Virgílio Genz é gaúcho natural da cidade de Santa Cruz do Sul, tendo se radicado em São Paulo no final da década de 1960. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com curso de especialização financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), exerceu atividade profissional em empresas multinacionais.
Iniciado na Loja Campos Salles em 1972, foi Venerável Mestre dessa Loja do Distrito Inglês, tendo se tornado Grão--Mestre Assistente da Grande Loja Distrital da América do Sul – Divisão Norte. Participa de todas as Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico ligadas à Maçonaria Inglesa existentes no Brasil e foi Grão--Mestre Adjunto da Grande Loja Distrital de Mestres Maçons da Marca – Brasil.
No Grande Capítulo Distrital dos Maçons do Arco Real, chegou a Terceiro Principal e foi Vice-Chanceler do Priorado Provincial das Ordens Unidas do Templo e de Malta para a América do Sul. Em todas essas Ordens recebeu cargos honoríficos na Inglaterra.
Participou da fundação do Supremo Grande Capítulo do Arco Real sob a tutela do Grande Oriente do Brasil, bem como do Grande Priorado das Ordens Unidas do Templo e de Malta, também ligado a membros do GOB. Em 2005, foi um dos fundadores da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil – GOB e foi seu primeiro Grão-Mestre Adjunto. Nessa condição, em 2007, participou da formação de mais duas Grandes Lojas de M. M. da Marca ligadas às Grandes Lojas Maçônicas Estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Recebeu o título de “Grande Benemérito” do Grande Oriente do Brasil, em junho de 2004, e a “Comenda GLESP” – Cruz de Honra – da Grande Loja Maçônica do Estado

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem



Tags:
Preço: R$ 35,00